segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Clarice Lispector e a procura do livro desejado

Já vi em alguns lugares a seguinte fala: “Não existem pessoas que não gostam de ler, existem pessoas que ainda não encontraram um livro que gostem de ler”. Gostei do mote da campanha.
Uma das variações é dizer que “a pessoa não achou o seu livro preferido”, que me fez pensar: simplesmente não é possível achar um livro preferido lendo apenas um. Para descobrir que aquele é seu livro preferido a pessoa vai ter que ler, pelo menos, alguns livros para comparar. Além disso, é possível ter vários livros preferidos ao longo da vida.
De toda forma não é esse o foco da discussão que proponho aqui.
O fato é que leitores habituais ou esporádicos volta e meia estão atrás de um livro que os encante. Aquele livro mágico que os faça querer ler em qualquer lugar e momento, que diga mais sobre o leitor do que ele podia desconfiar.
Marcio Pimenta - Mulher lendo na praia
LIVRO BOM É AQUELE QUE A GENTE QUER LER EM QUALQUER LUGAR. (FOTO: MÁRCIO PIMENTA)
E a gente nunca sabe que livro é esse, mas o queremos.
A notícia que trago para aqueles que já passaram por isso é que não estamos sozinhos: mesmo grandes autores passam por isso. Pelo menos é a conclusão que cheguei após ler este pequeno texto que faz parte da coletânea de crônicas A Descoberta do Mundo, de Clarice Lispector:
O Livro Desconhecido
“Estou à procura de um livro para ler. É um livro todo especial. Eu o imagino como a um rosto sem traços. Não lhe sei o nome nem o autor. Quem sabe, às vezes penso que estou à procura de um livro que eu mesma escreveria. Não sei. Mas faço tantas fantasias a respeito desse livro desconhecido e já tão profundamente amado. Uma das fantasias é assim: eu o estaria lendo e de súbito, a uma frase lida, com lágrimas nos olhos diria em êxtase de dor e de enfim libertação: “Mas é que eu não sabia que se pode tudo, meu Deus!” p. 233, Clarice Lispector, A Descoberta do Mundo (1999/1984)
Estamos todos sempre a procura do livro desconhecido.
A minha sugestão é: continue a sua busca. Leia, leia, leia. Talvez você nunca ache o livro perfeito, entretanto esse caminho será ainda mais prazeroso e cheio de descobertas do que seria sem todos estes livros.
Boa procura.
Ps.: Foto do fotógrafo Márcio Pimenta.

por: 


Fonte: Clarice Lispector e a procura do livro desejado - Livros e Afins http://livroseafins.com/clarice-lispector-e-a-procura-do-livro-desejado/#ixzz3QcaK0Lad

Nenhum comentário:

Postar um comentário