quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

6 Séries de ficção científica para fazer maratona

Hoje (2 de Janeiro) é o aniversário de Isaac Asimov, celebrado escritor de ficção científica, autor de livros que mexem com a nossa imaginação, levanta diversas possibilidades de futuros. A sua obra é vasta e aclamada, dentre elas algumas deram origens a filmes, como Eu Robô ou o Homem bicentenário, com Robin Williams. Ele escreveu livros de mistérios, social Sci-fi (não envolve viagens espaciais ou super tecnologia, mas sim condições e interações humanas diferentes), hard sci-fi (como a ciência pode impactar a história).
Sua obra de maior impacto foi a trilogia Fundação, onde apresenta um universo imperialista com humanos espalhados por todos os cantos, e a burocracia do império é a única maneira de controlar a todos. Um psico-historiador prevê com uma série de cálculos avançados o declínio do império e um período negro para os humanos que durará por muito tempo. A única saída que ele apresenta é a criação de uma fundação.
Sugerimos que leiam os livros, valem cada minuto. E no mesmo estilo sugerimos algumas séries também de Sci-fi para assistirem:

Sci-fi no espaço


Aqui sugerimos três séries para quem gosta de Sci-fi no modo hard, com viagens no espaço e que se passam num futuro da raça humana, se gostava (ou gosta) de assistir Star trek, Star Wars, estas séries são um prato cheio para você.

Battlestar Galáctica


a-battlestar-galactica
É a querida série de todos que gostam de Sci-fi. Em 4 temporadas acompanhamos uma nave de batalha espacial (Battlestar Galactica) escapar de um ataque genocida às 12 colônias e seus tripulantes iniciarem uma jornada para tentar encontrar um meio de sobreviver no universo, e ainda lutar contra os Cylons, robôs criados pelos humanos que declararam guerra aos seus criadores. Os personagens buscam além de um outro mundo absolvição moral. A série discute ética, inteligência artificial e o relacionamento humano além de ter muita conspiração e aventura.

Firefly


a-firefly
A série se passa no ano de 2517, depois que o planeta Terra passou a não comportar o número cada vez mais crescente de habitantes, levando a busca de outros sistemas para colonizar. Havia um poder centralizador, mas este não apoiava economicamente os planetas distantes que foram modificados para suportar a vida humana. Houve uma guerra em busca de liberdade, e Firefly mostra justamente o dia a dia dos perdedores, que vivem nos limites do universo. Criada por Joss Whedon, Firefly tem apenas uma temporada mas é aclamada pelos fãs e já é um cult.

Stargate SG1



a-stargate-sg1
Stargate SG1 talvez seja a mais hard das séries de ficção científica. O seu nome remete a um artefato encontrado na Terra, no Egito antigo, que permite viagens interestelares. Aqui eles fazem viagens para colonizar outros planetas, lidam com diferente raças, aprendem e exploram a cultura e a mitologia de diferentes galáxias. Também há a discussão ética e moral sobre viagens espaciais, sobre a busca de novas tecnologias, sobre o uso de armas de fogo e diferentemente das outras séries mencionadas aqui, não se passa no futuro, mas nos dias atuais. A série vem após o filme Stargate de 1994, e estreou em 1997, tem 10 temporadas e alguns spinoffs.

Sci-fi na terra:


Se você gosta de ficção científica mas nem tanto de viagens espaciais, sugerimos algumas séries que mantêm os dois pés na Terra:

The X-Files


a-the-x-files
Juntamente com StargateThe X-Files é uma das mais longas séries de Sci-fi norte americanas. Fox Mulder e Dana Scully são dois agentes do FBI que investigam eventos paranormais que ocorrem na Terra, que não são resolvidos por meios comuns. Eles se envolvem em (ou tentam revelar e são sempre envolvidos nos interesses dos outros) conspirações para ou ocultar contatos imediatos. Os dois são ridicularizados e tem que lutar para descobrir a verdade sobre aliens e suas aparições. Mulder é quem acredita, e Scully é a parte cética da dupla.

Fringe



a-fringe
Fringe também acompanha investigações do FBI, aqui a agente Olivia Dunhan esbarra em um caso que não pode explicar sozinha e pede ajuda a um grande cientista, Walter Bishop. Diferente de X-Files, Fringe é totalmente sobre ciência e humanos, nada de alienígena na série. Também se passa nos dias atuais e a proposta dos criadores es escritores é forçar os limites da ciência. A medida que a série avança, aumenta-se a discussão sobre o papel do homem em sua própria evolução. Ética relacionamentos, ciência e investigação. Está tudo aqui.

Orphan Black



a-orphan-black
Orphan Black difere das séries de investigação citadas acima. Nesta série vemos como a ciência está avançando no lado da biologia, na clonagem humana e nos interesses financeiros que esta possibilidade gera. Após presenciar um suicídio, Sarah descobre que está no meio de uma grande conspiração e que ela é na verdade uma clone, e tem que se proteger do mundo ao mesmo tempo que ela e suas irmãs tentam descobrir quem está por trás dessa pesquisa, e quais os interesses destas pessoas.

Com um estilo diferente, sem deixar de ser um Sci-fi, temos também boas séries que deveriam assistir: A novata Outlander com viagem no tempo, Person of Interest com sua discussão sobre inteligência artificial e hiper vigilância, Forever e a imortalidade, Life on Mars e Ashes to Ashes com viagens no tempo, Almost Human e um futuro onde robôs viverão no meio de nós. E Doctor Who, Claro!

Por: 
http://www.apaixonadosporseries.com.br/series/6-series-de-ficcao-cientifica-para-fazer-maratona/

Nenhum comentário:

Postar um comentário