terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Conheça a carta de Gandhi para Hitler


Qual o poder das palavras?
Ao ter conhecimento da carta que Gandhi escreveu para Hitler, pus-me exatamente a fazer esta pergunta. A resposta, é claro, leva em consideração a quem pertence as palavras (se é que podem pertencer a alguém).
O homem que baixou as armas para lutar no processo de independência da índia, Mahatma Gandhi, buscou uma forma de evitar a Segunda Guerra, dirigindo uma missiva ao líder alemão. Em 23 de julho de 1939, o indiano redigiu o texto, no exato momento em que Hitler estava prestes a invadir a Polônia, dando início à segunda grande guerra.
Poderiam as palavras de Gandhi influenciarem um dos maiores vilões da história? Nunca saberemos, pois infelizmente a carta redigida pelo pacifista indiano jamais chegou às mãos de Hitler, interceptada pelo governo britânico.
Resta-nos ler o texto na íntegra abaixo, em inglês e português.
E claro, cada um tem a sua opinião. Será que mudaria de alguma forma o curso da Segunda Guerra Mundial?
Carta em inglês
Carta em inglês

Índia, 23 de julho de 1939
Querido amigo,
Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade.
Mas eu tenho resistido ao pedido deles, pois sinto que qualquer carta escrita por mim seria uma impertinência. Algo me diz que eu não devo hesitar e devo fazer meu apelo, pois talvez ele tenha alguma utilidade.
Está claro que hoje você hoje é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade a seu estado mais selvagem.
Devemos pagar esse preço por algo, por mais valioso que lhe pareça?
Você vai ouvir o apelo de alguém que deliberadamente deixou de lado métodos de guerra e obteve considerável sucesso?
De qualquer forma, peço desculpas antecipadamente, caso tenha errado em escrever para você.
Permaneço seu amigo,
M. K. Gandhi
Posted by:  
http://homoliteratus.com/conheca-a-carta-de-gandhi-para-hitler/

Nenhum comentário:

Postar um comentário