segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Além das paredes conhecidas: 10 livros de viagem

Quem nunca pensou em desistir de um livro ao notar que ele não te agradava tanto? Aquela dúvida que paira na mente dos leitores: desistir ou insistir. E afinal, é ruim desistir de um livro?

4c3b0f964839b57958ab10036c04fcbb
Leitores maníacos têm uma compulsão única: devorar livros. Não importa quantos ainda estão na prateleira de casa aguardando ser lidos, novos livros sempre são bem vindos em suas listas.
E que jogue a primeira pedra quem nunca julgou um livro pela capa. Aquele título que te chama atenção, aquele desenho instigante que te faz querer ler todas aquelas páginas inexploradas… Escolher um novo livro de autor e gênero desconhecido não necessariamente é um problema, mas pode gerar um desgosto. E em alguns casos, até os escritores e gêneros conhecidos tem esse poder assustador.
Se depois de iniciado as primeiras páginas não te chamaram tanta atenção, o gênero não te agradou, a maneira como foi escrito não te segurou, a história não tem a graça que você esperou e o primeiro capítulo foi arrastado e difícil de ler, o que você faz? Aquele dilema tortuoso entre desistir ou insistir se faz presente e nem sempre a decisão será a melhor no final.
Aquela velha história: a primeira impressão nem sempre é a que fica. Mas em grande parte das situações pode ser. Desistir de ler um livro não é uma decisão fácil, mas pode ser a decisão mais sábia; como dizem por aí: a vida é curta demais para ler um livro que não gostamos.
As prateleiras das livrarias e bibliotecas estão repletas de outros livros que podem se enquadrar melhor ao seu gosto ou ao seu momento. Desistir daquele livro que não te deixou ansioso pelas próximas folhas nem sempre é a pior decisão, pode ser a melhor.
Existe também a outra situação: livros complicados, que nos dispersam fácil. Leitura difícil, carregada, que exige demais de nós mesmos. Ou aquela leitura técnica proveniente da universidade que vez ou outra segue empurrada até a última palavra. Nesses casos a desistência tem outro motivo, e aqui sim o insistir pode ser necessário.
Obrigatoriedade ou não, o importante é ter certeza de algo: optar por desistir de um livro não te faz menos leitor, te faz um bom selecionador.
Posted by: 
http://homoliteratus.com/quanto-tempo-leva-para-ler-os-livros-mais-populares-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário